domingo, 25 de abril de 2010

Biologia - Comentários da tarefa 1

Comentei no blog da Michele
http://michelecitolin.blogspot.com/2010/04/tarefa-1.html
da Júlia Jardine
http://juliajardine.blogspot.com/2010/04/tarefa-i.html
e da Roberta
http://robertawfortes.blogspot.com/2010/04/tarefa-1.html

Biologia - Tarefa 1

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, significa o estudo da vida. Sendo assim, a Biologia é dividida em diversas áreas, cada uma destinada a estudar um grupo de espécies, os fenômenos que ocorrem nelas e as relações existentes entre elas.
Se pararmos para pensar, tudo que já foi descoberto só foi possível, pois alguém se questionou sobre aquilo. São as perguntas que nos movem para a evolução e maior conhecimento. Graças aos estudos feitos, hoje sabemos que os primeiros organismos vivos do mundo eram unicelulares, ou seja, microscópicos. A Citologia é a área da Biologia que estuda as células no que diz respeito à estrutura, funções e importância na complexidade dos seres vivos. A célula é uma unidade morfológica e fisiológica do ser vivo (unidade, pois está presente em todos os seres vivos; morfológica porque dá forma aos seres vivos; e fisiológica porque atua nas funções vitais dos seres vivos). Nosso corpo é formado por trilhões de células e para cada célula viver, ela é composta pelas organelas que se encontram no citoplasma e cada uma exerce uma função. De acordo com a teoria celular, todo ser vivo é constituído de células e toda célula se origina de outra pré-existente. Nesta linha de pensamento, quando um casal tem um filho, ele foi formado a partir da união de uma célula masculina, o espermatozóide e uma feminina, o óvulo. Desta união, se forma o zigoto que por sucessivas divisões mitóticas formará este novo organismo, o bebê.
Aqui entra a Genética, a parte da Biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. A partir de estudos feitos neste ramo, descobrimos de que forma certas características biológicas são transmitidas da geração para geração e porque um filho nasce co características muito parecidas ou diferentes das dos pais. No momento da fecundação, o zigoto que será formado recebe parte do DNA da mãe e parte do DNA do pai. Este DNA é encontrado no núcleo de qualquer célula do corpo e cada ser possui uma combinação diferente dele, com exceção de gêmeos univitelinos (algumas vezes ainda, esses gêmeos têm o DNA diferente). É a combinação do DNA que dita as características físicas e até o jeito de ser que a pessoa tem.
Todo ser vivo possui o sistema reprodutor e a reprodução faz parte da vida para a preservação da espécie. Chegamos então à Embriologia, que é o ramo da Biologia que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal. Considerando o desenvolvimento humano, ele inicia pela fecundação, gerando o zigoto e passará por três fases: a mórula, blástula e gástrula. Após isso, as estruturas embrionárias primitivas estão formadas e aí começa o período de formação dos órgãos.
Nós, seres vivos, nos encontramos em constante evolução. Através dos tempos, nosso planeta tem sofrido modificações, nos forçando à adaptação. E isso faz com que algumas de nossas funções deixem de ser necessárias e também criamos outras por necessidade.
Atualmente o ser humano vem modificando profundamente o nosso planeta. A Ecologia é a área da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Os ecossistemas estão se modificando e isso pode causar a extinção de muitas espécies. Por isso, é importante da nossa parte, como seres racionais que habitam o planeta, deixar de agir pior do que irracionais e acabar com este processo de destruição da nossa grande casa. É preciso que cada um tome uma iniciativa, para trabalharmos juntos nos cuidados do mundo e continuarmos nessa sequência de descobertas sobre nós mesmos que é maravilhosa.