domingo, 25 de abril de 2010

Biologia - Tarefa 1

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, significa o estudo da vida. Sendo assim, a Biologia é dividida em diversas áreas, cada uma destinada a estudar um grupo de espécies, os fenômenos que ocorrem nelas e as relações existentes entre elas.
Se pararmos para pensar, tudo que já foi descoberto só foi possível, pois alguém se questionou sobre aquilo. São as perguntas que nos movem para a evolução e maior conhecimento. Graças aos estudos feitos, hoje sabemos que os primeiros organismos vivos do mundo eram unicelulares, ou seja, microscópicos. A Citologia é a área da Biologia que estuda as células no que diz respeito à estrutura, funções e importância na complexidade dos seres vivos. A célula é uma unidade morfológica e fisiológica do ser vivo (unidade, pois está presente em todos os seres vivos; morfológica porque dá forma aos seres vivos; e fisiológica porque atua nas funções vitais dos seres vivos). Nosso corpo é formado por trilhões de células e para cada célula viver, ela é composta pelas organelas que se encontram no citoplasma e cada uma exerce uma função. De acordo com a teoria celular, todo ser vivo é constituído de células e toda célula se origina de outra pré-existente. Nesta linha de pensamento, quando um casal tem um filho, ele foi formado a partir da união de uma célula masculina, o espermatozóide e uma feminina, o óvulo. Desta união, se forma o zigoto que por sucessivas divisões mitóticas formará este novo organismo, o bebê.
Aqui entra a Genética, a parte da Biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. A partir de estudos feitos neste ramo, descobrimos de que forma certas características biológicas são transmitidas da geração para geração e porque um filho nasce co características muito parecidas ou diferentes das dos pais. No momento da fecundação, o zigoto que será formado recebe parte do DNA da mãe e parte do DNA do pai. Este DNA é encontrado no núcleo de qualquer célula do corpo e cada ser possui uma combinação diferente dele, com exceção de gêmeos univitelinos (algumas vezes ainda, esses gêmeos têm o DNA diferente). É a combinação do DNA que dita as características físicas e até o jeito de ser que a pessoa tem.
Todo ser vivo possui o sistema reprodutor e a reprodução faz parte da vida para a preservação da espécie. Chegamos então à Embriologia, que é o ramo da Biologia que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal. Considerando o desenvolvimento humano, ele inicia pela fecundação, gerando o zigoto e passará por três fases: a mórula, blástula e gástrula. Após isso, as estruturas embrionárias primitivas estão formadas e aí começa o período de formação dos órgãos.
Nós, seres vivos, nos encontramos em constante evolução. Através dos tempos, nosso planeta tem sofrido modificações, nos forçando à adaptação. E isso faz com que algumas de nossas funções deixem de ser necessárias e também criamos outras por necessidade.
Atualmente o ser humano vem modificando profundamente o nosso planeta. A Ecologia é a área da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Os ecossistemas estão se modificando e isso pode causar a extinção de muitas espécies. Por isso, é importante da nossa parte, como seres racionais que habitam o planeta, deixar de agir pior do que irracionais e acabar com este processo de destruição da nossa grande casa. É preciso que cada um tome uma iniciativa, para trabalharmos juntos nos cuidados do mundo e continuarmos nessa sequência de descobertas sobre nós mesmos que é maravilhosa.

11 comentários:

  1. Grazi concordo contigo quando tu dizes que cada um de nós deve fazer sua parte para salvar o nosso planeta, não entendo como as pessoas são capazes de destruir coisas tão belas, obras tão bonitas, eles mal sabem o quanto de tempo levou para se formar tudo que eles depredam. E se todos nos pensássemos um pouco mais no outro viveríamos em um mundo mais harmonioso, pra todos termos uma idéia, a água que é um bem tão precioso para a vida, se encontra em 70% da superfície da Terra, atingindo um volume de 1,5 milhões de km2. Mas é preciso lembrar que 98% dessa água é salgada e imprópria para o uso, a menos que seja dessalinizada, processo demorado demais para suprir grandes populações. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calotas polares ou então na forma de águas subterrâneas. Ou seja, apenas cerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos. E vendo por esse ângulo os problemas do nosso planeta são muitos e devemos trata-los de forma cautelosa quanto ao uso desses.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Condordo com o que foi dito por ti mas devo lembrar que o homem não ameaça outras espécies somente através da destruição do ambiente, ele ameaça também através da caça que raramente é predatória (em busca de alimento). Somente comunidades humanas isoladas praticam o predatismo, como algumas tribos indígenas. A caça que coloca em perigo de extinção várias espécies é a caça que atualmente é ilegal (exceto em alguns países), onde animais são mortos visando o lucro pessoal. A caça baleeira é um exemplo dessa. Embora tal atividade esteja oficialmente suspensa por tempo indeterminado, vários países continuam a matar baleias! Essa atividade já colocou diversas espécies em risco de extinção. É necessário que o homem deixe de ser egoísta, pense no futuro do planeta e proteja os animais ao invés de prejudicá-los!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um assunto bem polêmico este sobre a destruição ecológica praticada por nós mesmo. Incrível que mesmo com inúmeras campanhas e com várias amostragens que isso realmente está acontecendo, nada muda. Todos países dizem-se preocupados com a situação, mas na hora de agir, raros são os que fazem algo. O Tratado de Kyoto, feito pra dimiunir emissão de gás carbônico nao é seguido por praticamente ninguém, sendo que é diminuição proposta tem números incrivelmente pequenos, cerca de 5% a menos de emissão.Mas ajudaria muito, diminuiria em até 6° celsius a temperatura daqui a cem anos. Os países tem que falar menos e agir mais, cisa que nao vem acontecendo até então.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente queria dizer que prestei muita atenção em como tu fizeste o texto em si.Porque quando li pude perceber que foi seguindo uma lógica,foi seguindo cada passo da evolução do nosso planeta desde quando surgiram os organismos unicelulares até os dias de hoje chegando então até a criticar o que estamos fazendo de errado, e o que temos que fazer para poder ajudar o nosso mundo a melhorar.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com tua observação de que as perguntas que movem o mundo, que nos fazem evoluir. A partir destes questionamentos, começamos a entender melhor o mundo do qual fazemos parte. Só precisamos começar a usar este conhecimento a favor de todo o planeta, para que possamos continuar desfrutando de seus recursos e, como tu disseste, continuar desvendando seus mistérios.

    ResponderExcluir
  7. É verdade que o ser humano como o unico ser racional, que muitas vezes nao age como, por ter tanta "sabedoria" acha que a natureza lhe pertence e age como se seus recursos fossem interminaveis. E ao saber tudo o que podem tirar da natureza esquecem que ela pode se "vingar" dessas ações. É preciso aprender a conviver com ela, e usar apenas o necessário. Pois ao destruir a natureza, estamos destruindo nossa própri casa.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o jeito que tu desenvolveu a tua lógica, nao fizestes por tópicos, mas sim através mais de uma redação... Isso nos dá idéia de evolução, que tem tudo a ver com Biologia, já que até mesmo é uma de suas áreas. Concordo com tuas críticas, já que destruição (feita pelo homem) não se relaciona em absolutamente nada com Biologia. É preciso mudarmos alguns conceitos que temos, evoluirmos nossa consciência, e nos atualizarmos com a questão da sustentabilidade :D Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Grazi, gostei de como você montou o texto, fez com que ele virasse dinâmico e de fácil entendimento, concordo com você que o planeta esta em constante evolução, só que em partes acredito que a humanidade esta em alguns aspectos o destruindo, ao invez de melhorar.
    Parabens =D

    ResponderExcluir
  10. "São as perguntas que nos movem para a evolução e maior conhecimento", achei genial a frase e concordo contigo, e realmenteo que nos falta é saber perguntar para saber mais, buscar mais. Todo o texto esta super bem explicado, um assunto puxando o outro. Fazendo com que possamos ter uma ideia mais clara sobra os estudos de biologia escolhidos por ti. Muito legal tambem o teu exemplo do casal que tem o filho, qu é explicado desde a célula masculina e feminina até a formação do bebê. É interessante tambem que na genética o filho pode ou não ser parecido com os pais, talvez com os avó por exemplo.
    E realmente é preciso que tomemos uma iniciativa para juntos cuidarmos do mundo e cada vez desobrindo mais e mais.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente contigo quando vemos que sao as nossas atitudes diarias que podem prejudicar as nossa casa, por isso a consciencia eh de extrema importancia!

    ResponderExcluir