terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociologia - Tarefa 1

Quem escolhe algum produto pela marca deixa de ter sua personalidade. Existem marcas hoje em dia que são referencias mundiais de moda, o que faz com que muitas pessoas só comprem produtos dessas determinadas marcas para não se sentirem inferiores em relação a outras. Ou seja, existem sim, pessoas que compram, por exemplo, roupas de certas marcas, mas não em exagero e nem por ser moda, mas sim pela qualidade. A questão é que hoje em dia muitas dessas marcas que ditam a moda não têm tanta qualidade como roupas que não tem etiqueta e por serem assim, não são tão caras quanto as que têm. Muita gente compra a etiqueta, pois estas ditam a classe, ou no mundo atual dizem quem você é. Mas será mesmo verdade? Mercadorias podem dizer quem alguém realmente é? Estamos perdendo a essência do viver. O mundo capitalista nos tornou assim, nos fez consumistas sem que percebêssemos. E é nesse mundo que continuamos vivendo, pessoas sem identidade, sem personalidade. Estamos a caminho de sermos todos iguais e então perdermos um dos sentidos da vida, pois seremos como robôs. O que aconteceu com a essência de cada um? Deveríamos nos dar conta de que é algo muito precioso que estamos perdendo, por culpa do consumismo exacerbado. Uma das magias do viver e conviver, são as diferenças. Quanto mais as pessoas seguirem tendências, mais o individual de cada uma será perdido. É triste saber como vai ser daqui a alguns anos se nos mudarmos nossa postura em relação ao capitalismo. Existem muitas coisas boas, mas ao mesmo tempo muitas ruins, e as ruins estão tomando conta de tudo fazendo com que as boas quase passem despercebidas. Enfim, pessoas que tem sua própria personalidade e não usam roupas e objetos apenas porque outras pessoas usam, são meus ídolos, pois eu tenho a minha e não abro mão.

2 comentários:

  1. Grazi teu texto esta excelente mesmo! Acho que tu abordou a questao humana da melhor forma. Onde estao nossos valores? E isso que me pergunto...

    ResponderExcluir
  2. Graziele, bem legal teu relato, pois tratastes bem dos valores humanos, principalmente quando diz que no mundo atual o que dita nossa classe são as marcas dos produtos que adquirimos e dizendo que o consumismo nos faz agir de diferente modo sem que nós mesmos consigamos perceber, contribuindo ainda mais para uma sociedade de consumo.

    ResponderExcluir